terça-feira, 10 de julho de 2012

América Espanhola(Independência)

– A independência da América Espanhola
1)Quais paísesda América Latina foram no passado colônias da Espanha
México, Argentina, Paraguai, Colômbia, Cuba, Chile, Venezuela, Equador.
2)Em que ou quem os ibero-americanos, se inspiraram ao buscar sua independência e quais classes sociais estavam envolvidos
Revolução Francesa- liderada pela burguesia./A independência dos EUA – liderada pelas elites coloniais.
3)O que desejam os hispano- americanos, além de sua independência ?
Igualdade de direitos incluindo os escravos e nativos e ter seu próprio governo.
4)A elite crioula era um grupo heterogêneo , explique esta frase.
Alguns queriam que continuasse como estava, já outros queriam a independência porém temiam que a população nativa, os escravos , a classe média e os pobres acabassem com os seus privilégios, fazendo igual como na Revolução Francesa.
OBS: Imitar os EUA (SIM)/ Imitar a Revolução Francesa (NÃO)
5)Associe as colunas:
A- Cabildo                                    (E) A américa é para os escravos.
B-Chapetones                               (D) País que encontra outra nação torna-se dono.
C-Guerra Civil                             (B)Espanhóis nomeados pela Coroa p/ administrar a colônia.
D-Metrópole                                (A)Eram as Câmaras Municipais.
E- Doutrina Monroe                     (C) Disputa dentro do próprio país envolvendo a população.
F- Caudilhos                                 (F) Chefes político- militares que monopolizava as regiões
                                                           eles surgiram após a independência.

6)Caracterize a primeira e a seunda fase da independência colonial.
Primeira Fase: uma guerra civil entre os colonos /habitantes apoio da Inglaterra.
Segunda Fase : quando a Espanha mandou expedições para acabar com as rebeliões.
7) No México , a independência se deve através de um pacto chamado de Plano Iguala, o que esse pacto estabelecia?
Que a independência só seria permitida sob a permissão dos crioulos.
8)Responda sobre Simon Bolivar :
a)Quem foi Simon Bolivar ?
Foi um dos principais líderes da luta colonial com a Espanha.
b)Com o apoio da Inglaterra ele liderou aluns países. Quais?
Colômbia, Venezuela e Equador.
c)Qual o desejo dele com relação à América Espanhola
Ele desejava uma América independente , unida e republicana , seu projeto ficou conhecido como bolivarismo.
d)Por que esse desejo não se realizou , após a independência das colônias espanholas
Quando Bolívar morreu, a América hispânica estava independente, mas não estava unida, como ele queria, devido aos diferentes interesses da classe dominante das colônias.

A sociedade mineradora e as rebeliões regenciais

                  A sociedade mineradora e as rebeliões regenciais


01.Sobre a  Revolta dos Beckman, responda: os motivos, onde ocorreu, quem liderou, por que recebeu esse nome—
a) Quem eram os envolvidos no conflito?Os colonos que eram comerciantes  no Maranhão.

b)Quais os motivos?
Os maranhenses estavam insatisfeitos com a Companhia de Comércio do Maranhão, pois não estavam cumprindo o prometido pelo rei de Portugal, trazer negros e mercadorias a bons preços. Eles  não  traziam escravos o suficiente e vendiam os produtos europeus a preços elevados e queriam comprar dos colonos produtos a baixo preço.

c)Por que recebeu esse nome?
Porque foi liderado Pelo comerciante Manoel Backman.

02.Comente sobre a Guerra dos Mascates.
No século XVII Olinda controlava politicamente Pernambuco, inclusive Recife(mascates), que estava crescendo bastante em sua economia. Em 1709 Recife conseguiu separar-se de Olinda deixando de ser subordinada, temendo o crescimento de Recife, os olindenses invadiram a cidade, mas foram derrotados pelos mascates.


03. Teça comentários sobre a Guerra dos Emboabas.
Os paulistas foram os primeiros a extrair ouro em Minas Gerais, portanto quando os forasteiros(emboabas) vinham garimpar, os paulistas não gostavam pois consideravam-se os únicos a terem direito sobre a região mineradora.


04. Comente sobre a revolta de Felipe dos Santos.
Começou quando o governo português proibiu a circulação de ouro em pó, exigindo que todo o ouro fosse entregue ás casas de Fundição para ser transformado em barras e quintado.

05.Quais os motivos que levaram a Conjuração Baiana?
Os altos tributos cobrados pelo governo português, a violência dos soldados portugueses, o controle sobre jornais , livros publicados na colônia, a proibição da produção de manufaturas(tecido, calçados, sabão etc)

06. O que foi a  derrama?
Foi a cobranca forçada dos impostos que os mineiros deviam a  Portugal.

 07. Os inconfidentes adotaram como símbolo uma bandeira branca, tendo um triângulo verde com os seguintes dizeres—Libertas quae sera tamen.O que quer dizer esta expressão?Qual a semelhança desse símbolo com a atual bandeira mineira?
Liberdade ainda que tardia. A atual bandeira mineira é igual a esse símbolo, a única coisa que muda e a cor do triângulo, que é vermelha.
08. Por que poucos inconfidentes eram favoráveis  ao fim da escravidão?
Por que a maioria dos inconfidentes possuíam terras e muitos escravos e não queriam perder sua mão de obra.

09.Quais as principais metas\objetivos  dos inconfidentes?
Adotaram a República, mudaram a capital do país para São Joao Del Rei, criaram uma universidade em Vila Rica, tornaram o serviço militar obrigatório e apoiariam a Industrialização.

10. Quem foi Tiradentes? 
Um dos principais lideres da Inconfidência Mineira, foi o único a assumir a liderança do movimento quando preso, recebendo sentença de morte, sendo enforcado em 21 de abril no RJ,  a capital da colônia.

11.Sobre a conjuracao Baiana, responda.
a)Quais os motivos?
Salvador estava em crise econômica e Portugal continuava a cobrar  impostos abusivos
b)Em que os rebeldes se inspiraram?
Nos ideais iluministas  franceses que defendiam os direitos a Liberdade, Igualdade e Fraternidade,e  que corriam na Europa e America.
c)Como ficou conhecida?
 Rebelião dos alfaiates.
d)Quais camadas populares participaram dessa rebelião?
As camadas mais pobres como os sapateiros, ex-escravos,soldados, alfaiates, padres, médicos, advogados e alguns membros da elite intelectual.

12. A divulgação de suas ideias era feita por membros de uma organização secreta maconeira. O que era?
Era uma associação civil desvinculada da Igreja que se difundiu na Europa.

A ERA NAPOLEÔNICA

                                                     A Era Napoleônica

01.O governo de Napoleão pode ser dividido em dois períodos. Quais?
Consulado e Império

02.Comente os primeiros passos de Napoleão como primeiro cônsul.
Napoleão mandou prender seus adversários e instituiu severa censura a imprensa.

03.Bonaparte adotou uma serie de mediadas que melhoraram a economia  francesa, favorecendo os camponeses, os trabalhadores urbanos e a burguesia. Cite-as
Ele confiscou e legalizou a distribuição de terras férteis feita a milhões de camponeses, drenou pântanos, construiu estradas e pontes, criou o Banco da França, concedeu prêmios para os inventores de maquinas, dentre outras reformas.

04.Comente sobre o Código Napoleônico.
Esse código abolia definitivamente os prestígios do clero e da nobreza, protegia o direito a propriedade privada e a igualdade de todos perante a lei, separava o casamento civil do religioso.

05. Qual foi o grupo social mais favorecido pela ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder, em 1799?E os menos favorecidos?
Os camponeses trabalhadores urbanos e a burguesia. /O clero e a nobreza foram os menos favorecidos.

06. Comente sobre o Bloqueio Continental.
Napoleão decretou que nenhum pais aliado europeu ou sua colônia  poderia  comercializar com a INGLATERRA, ou receber navios ingleses em seus portos. E quem desobedecesse seria considerado inimigo da França.

07. Qual a relação entre o bloqueio continental e a vinda da família real portuguesa ao Brasil?
Portugal dependia  economicamente da Inglaterra, portanto não pode obedecer ao bloqueio continental. Ao saber da traição Napoleão declarou guerra a Portugal,  temendo sua vida D. João fugiu para o Brasil.

08. O que Napoleão pretendia ao adotar o bloqueio continental?
Ele pretendia impedir que a Inglaterra comercializasse com os demais países europeus, enfraquecendo assim sua economia. A Inglaterra era conhecida como a Rainha dos Mares, sendo impossível para Napoleão ataca-la militarmente e esta foi a maneira que Napoleão encontrou para derrota-la  -Destruindo sua economia.

09. Qual a principal razão do fracasso da política expansionista de NAPOLEAO?
A França não teve condições econômica para substituir a Inglaterra nos mercados europeus, então as demais nações tiveram que comercializar novamente com a Inglaterra, acabando assim com o Bloqueio Continental.

10. Quais países se uniram a Inglaterra para derrotar Napoleão?
Prússia, Rússia e Austrália no episodio conhecido como Batalha das Nações, no qual Napoleão foi derrotado.

11. Comente sobre o episodio conhecido como Batalha de Waterloo.
Batalha que terminava em definitivo o governo de Bonaparte.

12. Por que  a Inglaterra se opôs a Santa Aliança?
Por que ela não queria aceitar qualquer tipo  de acordo que limitasse a sua comercialização com o mercado externo.








A emancipação da América Portuguesa

A emancipação política do Brasil
01:Sobre a Inconfidência mineira(conjuração mineira) responda:
a)quais as principais classes sociais envolvidas? 
Homens da elite mineira(classe alta e média), o mais pobre era Tiradentes(dentista, tropeiro, garimpeiro).

b)Quais os principais membros envolvidos?
Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Inácio de Alvarenga Peixoto, Joaquim  Silvério dos Reis.

c)O que foi a derrama?
Cobrança forçada dos impostos atrasados, os colonos diziam que não podiam pagar, pois o ouro estava se esgotando , mas as autoridades portuguesas não acreditavam e afirmavam que na verdade ele estava sendo  desviado.
d)Qual o objetivo desse movimento?
Impedir a derrama,  A  independência de Minas Gerais, a proclamação de uma república com capital em São João del Rei, criação de uma universidade e de uma Casa da Moeda.
e)Qual o resultado desse movimento?
Eles foram traídos por um de seus companheiros(________________________________) em troca do perdão de suas dívidas .Os lideres foram presos e Tiradentes foi enforcado em 21de abril de 1792.

02. Sobre a conjuração baiana, responda:
a)Cite as principais reclamaçãoes por parte dos colonos que deram origem a esse  movimento?
 Os impostos abusivos deixava muito alto os preços dos alimentos, os colonos eram obrigados a comprar produtos industrializados pois o Brasil era proibido de   fabricá-los e o racismo contra os afrodescendentes prejudicava a vida em sociedade.
b)Quais as exigências dos rebeldes?
A proclamação  de uma república, a abertura dos portos brasileiros, o fim do preconceito racial, a diminuição dos impostos e o aumento dos salários.
c) Qual o resultado do movimento?
 O governo português reagiu prendendo, enforcando e esquartejando alguns dos principais membros do movimento.

03. Entre as causas da família real portuguesa ao Brasil está:
a) a derrota de Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo;
b) A união Ibérica;
c) a imposição de José Bonaparte no trono espanhol;
d) O não comprimento com o bloqueio continental imposto por Napoleão Bonaparte, culminando na invasão a Portugal;
e) a invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal e a coroação de D. João VI no Brasil

04Qual o nome que se dá  a transferência  do eixo politico e econômico de Portugal  para o Brasil?
Interiorização da Metrópole.

05. Quais a primeira medida tomada por D. João VI  ao chegar ao brasil? O que isso significou?
  • Decretou a abertura dos portos as nações amigas.
  • O fim do pacto colonial(liberdade de comercializar agora  com outros países).
06.Comente algumas realizações políticas de D. João no Brasil.
O primeiro jornal do país( a Gazeta de RJ),Banco do Brasil, Casa  da Moeda, Academia Militar e da Marinha, Teatro Real Museu Nacional, Biblioteca Real, Academia de Belas Artes.

07.  Comente as causas, reivindicações e consequência da Revolução Pernambucana.
Altos impostos, a população criticava o controle dos portugueses sobre o comércio, reivindicavam a liberdade de religião e de imprensa e o fim do domínio português, mas o movimento foi sufocado, seus líderes foram presos e enforcados.

08. Comente sobre a Revolução do Porto.
Alguns portugueses que ficaram em Portugal não gostaram das medidas tomadas por D. João beneficiando a colônia, então fizeram uma votação decidindo pela volta dele a Portugal, mas ele voltaria subordinado a Constituição(Monarquia Constitucional)

09. Haviam dois partidos com opiniões diferentes. Comente-os
O partido português queria a volta de D. João a Portugal e já o partido brasileiro queria que D.João ficasse mesmo no Brasil.

10. Qual o resultado da Revolução do PORTO?
D.João pressionado pelas tropas portuguesas voltou a Portugal deixando seu filho Pedro como príncipe regente do Brasil.

11. A disputa entre as Cortes e o partido brasileiro para que Pedro também fosse para Portugal teve momentos decisivos. Comente-os:
*D. Pedro recebeu um manifesto com mais de 8 mil assinaturas pedindo para que ele ficasse no Brasil e concordou em ficar(DIA DO FICO).
*recebeu duas cartas-1- da corte portuguesa ameaçando-o a regressar á força. A 2- DE José Bonefácio,  dizendo que ele só tinha duas opções:voltar a Portugal ou Proclamar a República e assim ele o fez.

PAST TENSE(PASSADO DOS VERBOS REGULARES E IRREGULARES)









PAST  TENSE (PASSADO SIMPLES DOS VERBOS REGULARES E IRREGULARES)

VERBS REGULARES

VISIT- VISITED        RECORD- RECORDED       WATCH- WATCHED         WORK- WORKED      WANT-    WANTED     LOOK- LOOKED     SAVE-SAVED                         DANCE- DANCED             LIVE-   LIVED               DECIDE- DECIDED           STAY- STAYED      CREAT-CREAT                        PLAY- PLAYED                 WALK- WALKED         ENJOY-   ENJOYED                CRY-  CRIED           TRY-TRIED                        STUDY- STUDIED              STOP-  STOPPED           ARRIVE- ARRIVED

  VERBS IRREGULARES

BE- WAS/WERE     DO- DID                  GO- WENT           BUY- BOUGHT           MAKE- MADE           KEEP- KEPT        HEAR- HEARD       FALL- FELL              HAVE- HAD         MEET- MET                 SAY- SAID                 SPEND- SPENT        TAKE- TOOK         WRITE- WROTE      SEE-    SAW         HURT- HURT               HAVE- HAD              WIN-     WON            EAT- ATE               LOSE- LOST             CUT-   CUT           SING- SANG                KNOW- KNEW        SWIM-   SWAM       GROW- GREW     DRINK- DRANK       COME-CAME      GIVE UP-GAVE UP      BEGIN-  BEGAN       MEET-  MET             RUN- RUN            BECOME- BECAME  


                                               Exceção to be                                 Regra para os demais verbos
PRESENT AFIRMATIVE-    Paul is a good boy                          My  friends make the cake.
PAST    AFIRMATIVE -      Paul was a good boy                      My friends made the cake.(observação)
PAST NEGATIVE----          Paul wasn’t a good boy                 My friends didn’t make the cake.
PAST INTERROG……         Was Paul a good boy?                   Did my friends make the cake?

EXIRCISES
01°)Choose the correct  answer : What ____you_____yesterday?
a)    do/do    b)does/do   c)did/does   d)did/do
02) The three verbs  DO—SEE---HAVE in the past are:
a)did/seed/haved   b)did/seeid/haved   c)did/saw/had  d)did/saved/haved

03)Rewrite the sentences in the required form:
a) He worked yesterday
Negative:__________________________________________________________
b)They went to the club last Friday.
Negative:___________________________________________________________
c)Mike didn’t study English yesterday.
Affirm:____________________________________________________________

05.Rewrite the sentences in the past.
a) You do everything correctly_________________________________________

b)She buy a new car.________________________________________________
c)Paul says everything about cars.____________________________________________________________

B,JADH\d) Jim doesn”t go  to the beath.______________________________________________________________
e)Mary has a pink car._________________________________________________

06)Supply the Simple past tense.
a)Timothy ____________________the heavy tables .(carry)
b)You ________________your exercice yesterday.(do, neg.)
c)She___________________the accident.( to see)
d)Kevin ________a delicious apple.(to eat)


WH- WORDS (pronomes interrogatives)
Who-quem   ////          What- o que///      Where- onde //           When- quando  

07)Complete with:who/what/when/Where.
a)___________did you go?To the movies.
b)________________did you go to the museum? On Monday morning.
c)______________did you find the watch? In front  of the school.
d)______________did you eat? I ate two apples.
e)_______________did you go? I went to the movies.
f)_______________did  she go to the  museum? She went to the museum on Monday morning.
g)______________did you buy? I bought a new car.
h)_______________did  buy a  big house in front of the ocean? Mary bought this house.

08. Read the sentences and choose the best item.
A) She is going back to Japan.
          (      ) noun                (      )preposition           (   )  pronoun

b)    So what happened?
  (    ) irregular verb     (    ) question words    (   )  regular verb

c)     I can believe it !
       (      )  noun                  (   ) adverb                    (      )  pronoun

d)     Too bad I lost a special dinner.
(     ) noun              (    ) adverb                         (    ) adjective

                                            Did  Dracula    really   exist?

          Yes and no. Drácula is a  book written By the Irish author, Bram (Abraham ) Stoker(1847-1912) who told the story of an evil count from Transylvania(now part of Romania). The nobleman could turn into a vampire bat. He  sucked people’blood by  biting them on their necks.
         Dracula was a figment of Stocker’s vvid imagination, but in the 1400s there was a cruel ruler of Transylvania known as Vlad the Impaler. He got this nickname because he had awful habits: he drove stakes through the bodies of his enemies and left them to die. No doubt Stoker had Vlad in mind when he wrote the book.

09. Put T(true)   or  F(false)  
a) Bram Stocker invented the name Dracula._____
b)Dracula didn’t have slaves.______
c)The book written by Bram is a fiction.________
d)Vlad the Impaler really lived six hundred  years ago._________

10. Retire do text
a)  Two irregular verbs________________, ______________________
b) two   regular verbs________________,_______________________
c)two prepositions__________,__________________
d) two objects pronouns__________,_____________
e)one adjective_____________